28/02/2012

O Programa Trilhas de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, tem como objetivo maior proteger e divulgar as áreas naturais protegidas de São Paulo para paulistas e visitantes, através de visitas as Unidades de Conservação do Estado.

Para, viabilizar a visita as áreas naturais a equipe do programa selecionou 40 trilhas, de vários níveis de dificuldade, em 19 Unidades de Conservação paulistas onde você poderá vivenciar experiências marcantes com o ambiente natural. São 17 Parques Estaduais, 1 Floresta Estadual e 1 Estação Experimental.

Para participar do programa o visitante terá que adquirir o passaporte "Trilhas de São Paulo". Um livreto de bolso que contém informações sobre o programa, recomendações sobre práticas de mínimo impacto nas trilhas, além da caracterização das 40 trilhas participantes da ação (localização, distâncias, acesso, extensão das trilhas, contatos, etc.), entre guiadas ou não, classificadas pelo nível de dificuldade - baixo, médio ou alto. As informações são complementadas com um mapa ilustrativo de cada trilha, o que facilita bastante para a escolha do percurso a ser percorrido.

No passaporte há um espaço em branco que será, a cada trilha finalizada, carimbado pela equipe da unidade. Esta comprovação é utilizada para oferta de uma premiação para todos aqueles que finalizarem as trilhas. É dada uma linda squeeze para aqueles que completarem todas as trilhas de nível baixo. Para aqueles que completarem as trilhas de nível médio é dado uma pochete. E, para os aventureiros que conseguirem finalizar as todas as trilhas de maior grau de dificuldade são dadas mochilas exclusivas do programa. E para aquele que conseguir cumprir e percorrer todas as 40 trilhas do programa é dada uma camisa.
Premiações oferecidas pelo programa. Foto: Trilhas de São Paulo.
As premiações são uma ótima forma de motivar os trilheiros, mas, sem dúvida, as experiências e o contato com a natureza superam qualquer ganho material. E ai, tá esperando o que? Encontre outras informações aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer