17/02/2012

Que tal conhecer um pouco mais sobre as nossas Unidades de Conservação e a importância delas para o ecoturismo?
A prática ecoturística se tornou uma importante atividade econômica em áreas naturais em todo o mundo, propiciando oportunidades para os visitantes vivenciarem a natureza - a biodiversidade de espécies, a geografia e as paisagens dos lugares, além de observarem aspectos da cultura local de comunidades tradicionais.

Neste contexto, as Unidades de Conservação possuem um papel fundamental para o contato dos turistas e visitantes com a natureza. Essas áreas são instituídas pelos governos ou por organizações não governamentais ou, até mesmo, por empresas e tem como principal função resguardar o patrimônio ambiental do lugar, garantido a perpetuidade das espécies e do ecossistema como um todo.

No nosso país as temos várias classificações de unidades, a partir da abrangência, uso e destinação de cada uma delas. As unidades mais conhecidas são os parques, que em geral são áreas de grande extensão territorial que foram criadas para resguardar a beleza cênica de paisagens singulares e conservar os grandes biomas nacionais, ao mesmo tempo que, propicia a visitação da população da local e turistas. Algumas dessas áreas são bem conhecidas e visitadas como o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional de Jericoacoara, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e o Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro, que chega a receber cerca de 2 milhões de visitantes.

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. Fonte: internet.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente o número de visitantes registrados nas Unidades de Conservação federais cresceu 17% em 2011 em relação ao ano anterior, ultrapassando 4,8 milhões de pessoas. Várias dessas áreas já possuem estrutura adequada ao recebimento de fluxo de visitação intenso. Isto é, possuem um bom estado de conservação de seus acessos e centro de visitantes. Dispõem de guias e condutores locais, trilhas e sinalização adequadas, além de atividades de educação ambiental e estrutura de compras, gastronomia e meios de hospedagem, tanto dentro das unidades como nas áreas de entorno.
 
 Para quem se interessou em conhecer esses ambientes vale uma ressalva: é importante conhecer as regras de vistação da unidade pois, para não incomodar o ambiente e seus 'hóspedes', nem tudo é permitido. Deixar lixo nas trilhas, alimentar os animais, som alto, fogueiras são, de modo geral, proibidas em todos esses espaços.


Sabendo de tudo isso agora basta escolher um destino e programar sua viagem!

#O Instituto Chico Mendes e o Ministério do Meio Ambiente dispõem de mais informações sobre a listas de Parques abertos a visitação, veja mais aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer