15/02/2012


O que falar de Jericoacoara? Que ela é bela, única, atraente seria cair no mesmo. Muito já foi falado e escrito sobre Jericoacoara, uma praia cosmopolita e, ao mesmo tempo, local.
  Uma antiga vila de pescadores em um dos recantes mais belos e conservados do litoral nordestino, com uma generosa faixa de areias e dunas que se estendem por quilômetros de praias azuis. Está é apenas uma descrição simplória do que muitos de seus amates chamam de paraíso. Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é uma praia localizada no extremo norte do litoral cearense, a pouco menos de 300km da capital, Fortaleza, que foi descoberta pelo turismo e que desponta como um dos principais destinos Sol e Praia do país.
Devido a beleza cênica e o incomparável patrimônio natural a área foi intitulada como Parque Nacional em 1984, afim de proteger sua beleza natural do crescente turismo, que poderia descaracterizar a paisagem e afetar os animais raros que vivem na região. Como uma área protegida, o visitante deve estar atento para não descumprir algumas regras impostas pela gestão do Parque, que inclui o tráfego de veículos apenas nas trilhas autorizadas (Trilha do Preá, Trilha da Lagoa Grande e Trilhado Mangue Seco/Guriú), a proibição de veículos sobre as dunas, não deixar lixo em toda área do parque e não retirar pedras, conchas e plantas e animais.

A longínqua Jeri se destaca não apenas por suas incontestáveis belezas naturais. A estrutura de acolhimento dos visitantes é também é um dos motivos para fazer da praia seu próximo destino. A oferta hoteleira é bem diversificada e adequada a estrutura do lugar, nada de grandes construções como os resorts. O que impera em Jeri é a presença de pequenos hotéis e pousadas que unem o rústico do lugar a delicadeza e charme das pequenas construções. Há opções para todos os bolsos e gostos, do cliente econômico ao mais exigente.
Jericoacoara oferece uma boa infraestrutura gastronômica escondendo inclusive segredos.... Quem diria que além dos pescados sob o sol cearense uma casa de sopas e uma padaria que funciona  a partir das 02h da madrugada(?). Os pratos típicos são os mais pedidos, peixes e frutos do mar, destaque para a deliciosa lagosta, mas há espaço para a gastronomia internacional.

As opções de passeios também são boas. Caminhando, a cavalo ou motorizado, o visitante pode conhecer vários lugares. O passeio à pedra furada, Mangue Seco, Lagoa do Paraíso e o entardecer na duna do pôr do sol não podem ficar de fora do seu roteiro.

 Para chegar até lá é preciso pegar um veículo 4x4, já que não há estradas. Luz elétrica é rara, mas todas as pousadas oferecem conforto. Para chegar até nosso destino, a melhor estrada partindo de fortaleza NÃO é a BR-222. A rota indicada é pegar a CE-085 até Barrento, depois seguir pela B-402, via Itapipoca, até o trevo de Aracaú, onde a CE-085 é retomada até Jijoca. É possível chegar lá apenas de veículos 4x4, a opção é contratar o serviço de transfer em agências de Forteleza que fazem o serviço em micro-ônibus até o município chamado Jijoca e segue em um veículo adaptado, chamado jardineira, ou então ou alugar um carro 4x4.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer