03/04/2012

Seja por falta de dinheiro, disposição ou tempo muita gente não viaja com a frequência que gostaria (sim, eu sou um desses). Mas fato é, há muitos programas que podem ser feitos sem sair da sua cidade - costumo chamar esse tipo de pessoa de morador-turista.

Parques, Museus, Praças e Teatros são alguns dos espaços mais visitados por quem quer curtir o feriado ou final de semana, gastando pouco e tendo uma experiência cultural enriquecedora.
Fizemos uma lista de lugares que podem ser visitados

Parque Vaca Brava - Goiania/GO
# Parques Urbanos: são ótimos lugares para apreciar a natureza, fazer exercícios físicos, trilhas ecológicas, piquenique ou simplesmente descansar. Geralmente estão situados dentro da própria cidade, ou a poucos quilômetros dela, e possuem equipamentos de lazer instalados como ciclovias, trilhas para caminhadas, placas interpretativas, assim como, a presenta de guias condutores para auxiliar a interpretação do meio ambiente.

# Praças: um dos lugares mais democráticos e acessíveis das cidades, lugar de encontros e desencontros. Cada praça possui uma singularidade, mas todas elas propiciam a interação entre pessoas, e pessoas com a natureza e a cultura. Por vezes, apresentações culturais, pequenos shows e exposições ao ar livre são realizadas e a prática esportiva para os frequentadores. Certamente deve haver alguma área dessa próxima a você.

Jardim Botânico - Curitiba/PR
# Jardins Botânicos: enquanto os zoológicos são decidados ao cuidado e apreciação dos animais, os jardins botânicos são espaços destinados à contemplação e estudos referentes as espécies botânicas da flora local ou externa. Se caminhar entre belos jardins floridos e observar a pequena fauna de insetos como borboletas e abelhas não deixe de visitar esses espaços. Os mais conhecidos são, sem dúvida, o de Curitiba e o do Rio de Janeiro.


# Planetários: várias cidades brasileiras possuem áreas como esta. Contemplar o universo e aprender mais sobre as estrelas e constelações. Também é um ótimo e barato passeio.


Zoológico - João Pessoa /PB

# Zoológicos: são áreas verdes dedicadas a contemplação de animais da fauna local ou exóticos. Vale a pena levar a criançada junto. Na maioria desses equipamentos há um centro de visitação onde é oferecida uma palestra sobre meio ambiente. Lembre-se: nunca alimente ou estresse os animais desses ambientes.


# Museus: dos mais variados tipos, tamanhos e formatos os museus são ótimos instrumentos para o aprendizado e contato com a cultura popular e erudita. Muitas vezes há exposições temáticas sobre personalidades e assuntos ligados ao meio ambiente. Fique ligado, em vários museus há dias pré-definidos com entrada franca.

# Aquários: são áreas construídas artificialmente com o objetivo de trazer um pouco do fundo do mar para terra firme. Estão localizados em sua maioria em cidades litorâneas e o fluxo turístico nesse equipamento é bastante intenso em época de alta temporada, com isso prefira visitar em época de baixa.

Ciclovia - Santos/SP
# Ciclovias: apesar da péssima estrutura cicloviária que o Brasil possui, já existem diversas experiências bem sucedidas de implantação de ciclovias e ciclofaixas - São Paulo é um bom exemplo, no domingo algumas ruas são interditadas só para os ciclistas. Não ter uma bike não é motivo para deixar de aproveitar para exercitar - nas principais cidades brasileiras existe o serviço de aluguel de bicicletas. Pra finalizar, é bom lembrar que o uso dos equipamentos de segurança é sempre indispensável. Não esqueça também de se hidratar.

Com tantas opções de programas e atrações você já não tem desculpa em dizer que não há nada de bom pra fazer em nossas cidades. E ai, o que achou???

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer