07/05/2012


Em um passado não muito distante pensar a sustentabilidade como parte integrante do planejamento das micro e pequenas Empresas brasileiras era algo improvável e impraticável nestas organizações.


O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas vem mudando este cenário e decidiu vestir  a camisa da temática ambiental a partir da abordagem econômica, quando as empresas podem conquistar ganhos (de diversas naturezas) a partir da adoção de inovações tecnológicas que amenizem seus impactos para o ambiente como um todo.

Em ano de Rio+20, o SEBRAE vem assumindo a dianteira nesta temática e no período de 02 a 04 de maio realizou um encontro focado na Inovação Sustentável nos micro e pequenos negócios. Cerca de 1.000 pessoas de todo o país, entre técnicos do SEBRAE, consultores e Agentes Locais de Inovação, estiveram reunidos para assistir e participar das discursões pré-Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável (acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em junho) com a missão de mobilizar atividades ligadas ao 'empreendedorismo sustentável', através de soluções ofertadas pela entidade rumo à sustentabilidade ambiental empresarial - cursos e consultoria nas áreas de produção mais limpa, eficiência energética, entre outros.

De fato, ainda há um verdadeiro abismo para a mudança do comportamento ambiental dos empreendedores brasileiros, como os entraves de ordem técnica, operacional, financeira e humana. Este Encontro pode ser um ponta-pé inicial para uma abordagem mais comprometida de todos os envolvidos. E disseminar a ideia que a inovação sustentável está ao alcance dos pequenos empreendedores e que para ser sustentável não precisa investir imensas 'cifras'. Vontade e criatividade podem ser motores para isto.

Matéria relacionada: Conheça mais sobre o Sebrae e o Programa de Sustentabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer