11/11/2012

  (...) Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho. Com os gravetos estalados em lança, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...”.
                                        “Os Sertões” Euclides da Cunha
 
Bioma frágil e muito degradado durante anos de ocupação e atividades econômicas que atingiram diretamente sua ecologia, a caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, hoje sofre com a redução das espécies de sua fauna e flora e com o processo de desertificação acelerado. Atividades menos degradantes, que tenham como premissa a sustentabilidade, devem ser realizadas possibilitando assim uma “exploração” de modo racional e o Turismo pode ser inserido como uma dessas atividades, trazendo benefícios ao ambiente e as populações que ali vivem.
Rodovia potiguar corta a região da caatinga e releva um belo cenário composto por serras e vales.
 Um olhar mais atento o sertão nordestino revela paisagens incríveis e já espontam iniciativas, mesmo que isoladas, de turismo bastante consolidadas de visitação de cunho turístico como o turismo arqueológico Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), o cultural no Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras, PB) e o pedagógico e  de aventura na região do Seridó Potiguar (RN).
Vegetação perde as folhas na época da seca para polpar água.
 
Vegetação típica da caatinga
De clima semi-árido, a caatinga, que sempre foi vista com ''maus olhos'' por todo país, apresenta grandes recursos a serem visitados e conhecidos, principalmente por aqueles turistas que gostam de aliar meio ambiente e cultural, com aventura e experiências. A caatinga não é só seca, cinza e pedra, oferece recursos para o desenvolvimento do artesanato local, como a fibra da carnaúba, e frutas saborosas como cajá, umbu e o maracujá-da-caatinga. Já entre os seus moradores mais ilustres estão a ararinha azul (espécie ameaçada de extinção), o tamanduá, a asa-branca, cutias, gambás e veados.
É com o Por-do-sol na caatinga que nos despedimos. Lajedo de Pai Mateus,PB.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer