04/01/2013

  

Falar da Chapada Diamantina é falar de um dos principais destinos de ecoturismo do país. Encravada na região central da Bahia, numa área que abrange os municípios de Lençóis, Palmeiras/Vale do Capão, Seabra, Igatu, Mucugê, Andaraí, dentre outras, a região que compreende o Parque Nacional Chapada Diamantina e seu entorno vem, desde a década de 70/80 atraindo visitantes devido a sua beleza cênica e a paisagens únicas, mas nem sempre foi assim...



 
No século XVIII, a região foi conhecida devido as pedras preciosas que 'brotavam' de seu solo como diamantes e ouro, atraindo garimpeiros e empresários para a área, fundando cidades como Lençóis, Palmeiras e Igatu e modificando a paisagem a partir da exploração destes recursos. Hoje a retirada de minérios é proibida e grande parte da área que compreende a Chapada Diamantina está protegida através de decreto que cria o Parque Nacional (1985) e outros que instituem Área de Proteção Ambiental e Parques Municipais.
 
Em meio ao verde provocado pelo encontro da caatinga semiárida com a flora exuberante serrana, encontramos montes, cachoeiras, grutas e cavernas - as principais atrações da Chapada, cartões-postais que correm o globo e trazem pessoas de todos os lugares do mundo para conhecer as belezas deste lugar. A Gruta da Lapa Doce, por exemplo, é uma das 5 maiores em extensão do país, já a Cachoeira da Fumaça (no Vale do Capão), com seus 340 metros de altura é considerada a segunda maior cachoeira do Brasil.





 
 

 Seja por trilhas percorrendo o parque e o seu entorno, seja por carros 4x4 é possível visitar os principais atrativos da região. E opções não faltam - são vários passeios ofertados para diversos tipos de turistas, dos iniciantes (como eu rsrsrs) aos desbravadores - para facilitar a escolha é bom ficar de olho na duração (meio período, 01 dia, 02, 04 e 05 dias acampamento na mata ou pernoite na casa de moradores locais) e, principalmente, no grau de intensidade dos passeios. É bom ficar de olho também nas atividades agregadas que podem ser feitas como rappel, escalada, tirolesa, flutuação.


Há tantas opções que fica até difícil escolher quais passeios fazer, mas para os iniciantes é indicado começar pelo Passeio das Grutas, que percorre de 4x4 os seguintes atrativos: Rio Mucugezinho/Poço do Diabo; Gruta da Lapa Doce; Pratinha/Gruta Azul, finalizando com a subida do Morro de Pai Inácio para a observação do pôr-do-sol e de vários acidentes geográficos da região da Chapada. Já o percurso para a Cachoeira da Fumaça por cima pode ser feito em 01 dia de muita caminhada por trilhas na mata e é uma ótima opção para os aventureiros de primeira viagem mais dispostos. Nos próximos post traremos mais informações sobre os passeios e nossa experiência de viagem. Aguardem!


Salão de entrada da Gruta da Lapa Doce - Chapada Diamantina/BA.

 
Como chegar ao paraíso?

Para chegar a Chapada o turista pode ir tanto por via terrestre, quanto aérea. Em Lençóis há um aeroporto que recebe voos semanais da cia. aérea Trip. Por terra, a empresa Real Expresso realiza o trajeto de Salvador até o município de Palmeiras, passando pela cidade de Lençóis com duração estimada de 07h00 de viagem, também é possível chegar com automóvel particular pela BR 242.

Dica do @Ecoturis

Uma viagem segura exige também cuidados importantes, como por exemplo, a contratação da agência de receptivo local.

Em Lençóis há várias agências de turismo receptivo que operam os passeios. É sumamente importante observar se o prestador de serviço é uma empresa formalizada e se faz parte de associações, como a Abeta - Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

- Agência Nas Alturas. www.nasalturas.net

- Agência Fora da Trilha. http://www.foradatrilha.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer