01/04/2013


Lençóis é a principal cidade da região que compreende a Chapada Diamantina, ela oferece mais que o conforto das pequenas pousadas e a agitação da vida noturna. A pequena Lençóis tem no ciclo do diamante as bases de sua edificação, a exploração mineral trouxe o título de cidade dos diamantes. Devido a sua importância histórica e dos elementos artísticos presentes em suas construções, em 1973 a cidade foi tombada pelo IPHAN e encontra-se protegida de intervenções em sua estrutura que levem a descaracterização dos prédios históricos.
 

 
                              
 
 É em Lençóis onde estão os principais meios de hospedagem e alimentação de toda Chapada. Dos mais variados gostos e estilos, a cidade possui uma oferta turística que inclui hotéis confortáveis e tradicionais como o Hotel de Lençóis e a Pousada de Charme Canto das Águas, este último com uma estrutura toda adaptada para as questões da sustentabilidade. Ainda, possui opções mais acessíveis como o albergues, hospedagens alternativas (bed and breakfast) e pousadas com valores atraentes.



Lençóis está em uma região de vale, cercada por serras encoberta por florestas protegidas em unidades de conservação como o Parque Municial da Muritiba e o próprio Parque Nacional da Chapada Diamantina. Caminhando de trinta a quarenta minutos é possível chegar a pontos de visitação e contemplação como o Serrano, o Salão de Areia (onde é possível observar areias de cores) diversas e pequenas quedas d'águas e cachoeiras, como a Cachoeira da Primaveira. Também, bem próximo a sede de Lençóis há pontos de escaladas de variadas dificuldades. Lembrando da necessidade da contratação de serviços especializados nas agências de receptivos locais - estes passeios que são realizados próximos a cidade de Lençóis duram meio período e ideal para iniciantes ou para quem vai pela primeira vez ao destino.
  
 

 A vida noturna de Lençóis também é bastante comentada. Há opções para vários gostos. Em períodos de alta estação, quando a cidadezinha fica lotada de visitantes, a noite 'ferve'. Os bares e restaurantes misturam elementos regionais e internacionais para oferecer uma experiência gastronômica diferente. Das pizzas, crepes e sanduíches até pratos mais requintados são algumas das opções.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer