21/05/2013

 
 
No Brasil cerca de 18% de toda biodiversidade foi extinta. Infelizmente, este número pode aumentar ainda mais - o  Peixe-boi Marinho, o Macaco Guariba, o Mico-leão-de-cara-preta, Papagaio-da-cara-roxa, o Cervo do Pantanal, a Preguiça de Coleira, a Arara-azul-de-lear, a Tartaruga Cabeçuda, são só algumas espécies que integram atualmente a lista de 627 espécies ameaçadas de extinção. Neste dia 22 de maio ajude a divulgar a causa com a hashtag #DiadaBiodiversidade.
 
 
Grande parte da biodiversidade brasileira encontra-se nos grandes biomas, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, Pantanal, dentre outros. Se exitem áreas específicas para a conservação da natureza e de seus recursos (as chamadas Unidades de Conservação - UCs), há também grandes áreas verdes desprotegidas legalmente, algo de desmatamento e queimadas. Deixar as florestas de pé é apenas uma das formas de proteger o patrimônio natural brasileiro, com vistas a geração de renda através da participação das comunidades de entorno em atividades como agricultura agroecológica, turismo de natureza e ecoturismo, artesanato, dentre outras práticas sustentáveis a curto e longo prazo.
 

Os rios e mares também são responsáveis por abrigar a biodiversidade e também merecem destaques na preservação de espaços onde as atividades extrativistas sejam controladas com fins de miminizar os impactos trazidos pelas atividades antrópicas e conservar a vida aquática. Os recifes de corais são ambientes marinhos de grande fragilidade e berçario da vida nos mares tropicais, abrigando espécies de pequeno e grande porte além de oferecer  proteções à costa, extraordinária biodiversidade e nutrientes. Apesar dos recifes de coral serem menos de 1 % da área total de oceanos do mundo, aproximadamente metade de todas as espécies conhecidas de peixes marinhos encontram-se concentrados nestas águas tropicais.

 
 O dia 22 de Maio é também conhecido como DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE, sendo assim, lembramos mais uma vez da necessidade de conservação das espécies brasileiras e clamamos por práticas menos poluidoras na agricultura, pecuária, indústria, comércio e, claro, nas nossas vidas. Em 2013 a data traz a água como foco central, uma vez que os recursos hídricos são essenciais para a vida na Terra e a manutenção da diversidade na natureza.

Apoiamos a campanha do Greenpeace sobre o desmatamento zero e a biodiversidade, mais informações abaixo:

Quer saber como participar?

1. Assine a petição pela lei do Desmatamento Zero: www.ligadasflorestas.org.br
2. Compartilhe esse link no Facebook e convide seus amigos para assinarem também
3. Mande uma mensagem no Twitter com a hashtag #DiadaBiodiversidade e o link http://bit.ly/10JMi11
4. Imprima a petição pelo Desmatamento Zero e colete assinaturas no seu trabalho, escola, família e depois nos envie. Para baixar, acesse aqui: http://bit.ly/10MmVjt
5. Seguindo esses 4 passos você se tornará um herói do #DiadaBiodiversidade. E veja quem tem um obrigado especial a você.

Quer saber porque é importante sua participação?

Em nenhum outro lugar do globo existem mais espécies de animais e plantas do que na floresta amazônica, que tem 60% do seu total localizado dentro do território nacional. Mas nós, brasileiros, só temos uma pequena ideia dessa exuberância viva – apenas 10% de todas as formas de vida que a Amazônia abriga já foram estudadas e catalogadas.

Outras informações no site do GREENPEACE no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer