23/07/2013


Viver em uma cidade 100% sustentável seja, talvez, impossível, pois o homem sempre impactará de algum modo o seu meio. No entanto, a adoção de práticas individuais e coletivas em favor do meio ambiente e do próprio homem já vem sendo aplicada em várias partes do mundo. Governos, empresas e os cidadãos são chamados a contribuir neste sentido, seja através da incorporação de novos hábitos, através da realização de estudos para encontrar alternativas a produção e consumo a nível mundial, ou mesmo na difusão de informações que auxiliem na preservação e conservação do meio ambiente.
 
 Mas o que torna uma cidade sustentável? Trouxemos para você um pouco do que é e quais as cidades no mundo que adotaram um modelo de desenvolvimento tendo como base o menor impacto à natureza. 

Princípios universais para cidades sustentáveis: 
1. Consideração dos limites ambientais
  - Quais atividades o ambiente é capaz de suportar?
 
2. Eficiência Ambiental
  - Consumo eficiente dos recursos naturais. Melhorar os processos, aumentar a durabilidade dos bens, consumo responsável dos recursos – em atenção da energia.
 
3. Eficiência do Bem-estar
  - Restaurar o lado “humano” das cidades.
 
4. Equidade
  - Distribuição justa das riquezas e dos bens ambientais.
 
Vejamos alguns exemplos:

Estocolmo – Suécia: Eliminar o consumo de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2 em 80% até 2050, a alta qualidade do ar, grande quantidade de áreas verdes e recreativas, planos de preservação da água e excelência em transporte público.

Portland, Oregon (EUA): A primeira a aprovar um plano global para reduzir as emissões de CO2 e tem políticas pesadas para incentivar as construções “verdes”, além de 92 mil hectares de espaços verdes e mais de 120 quilômetros de ciclovias e trilhas.

Vancouver – Canadá: Situada entre as montanhas e o mar, a cidade de extrai 90% de sua energia de fontes renováveis (hidroelétrica, eólica e solar). A cidade promete, em poucos anos, zerar a utilização de combustíveis fósseis e possui 200 parques.
Reikjavik - Islândia : A Islândia planeja abandonar todo uso de combustíveis fósseis para eletricidade até 2050, e se tornar uma economia à base de hidrogênio. Reikjavik já recebe sua energia de fontes hidrelétricas e geotérmicas.

 

1 comentários:

 
Toggle Footer