14/07/2013

Caminhadas e trilhas na natureza são práticas extremamente saudáveis para o corpo e para a mente de quem as pratica. Elas podem durar menos de 01 hora até dias inteiros caminhando por matas fechadas, terrenos íngremes, áreas alagadas e de difícil acesso. Estes exercícios são um dos mais democráticos que existem, basta uma boa condição física e muita vontade de conhecer novos lugares e paisagens. No entanto, exigem planejamento e atenção aos detalhes, principalmente pelos iniciantes. Para isto, trouxemos algumas dicas para quem já pratica ou quer iniciar na atividade.

De olho na saúde: Primeiramente é importante verificar sua condição física - para quem já pratica algum esporte regularmente e passou por um este físico já é suficiente para iniciar na pratica da atividade, mas um check-up nunca é demais. Aos sedentários, assim como este blogueiro que vos fala, idosos e aqueles que possuem condição cardíaca debilitada é necessário procurar um profissional de saúde (nutricionista, educador físico e médico) para verificar se já é possível iniciar na atividade.
Roupas e equipamentos: tudo certo com a condição física, vamos a próxima etapa, afinal, a escolha da vestimenta errada pode comprometer a prática esportiva, não basta uma roupa e um par de tênis qualquer. Num país tropical como o Brasil a opção por roupas leves, camisetas, bermudas ou calças, é quase que natural.  No entanto, com o avanço tecnológico existem modelos que auxiliam na evaporação mais eficiente do suor, evitando que a camiseta fique encharcada, evitando assaduras, entre outras opções há camisas com proteção contra raios ultravioleta e até roupas antibactérias. Já a escolha do tênis é, sem dúvida, o que merece mais atenção, afinal um modelo inapropriado ao tipo de pisada pode comprometer a caminhada e provocar lesões. Outra dica é saber que cada par de tênis possui um prazo de validade. Mochilas também merecem o cuidado, opte por modelos que adaptam a sua estrutura corporal, que sejam a prova d'água e compartimentos que distribuam adequadamente o peso do material levado uniformemente. O uso de boné e óculos apropriado também é recomendado.
A escolha do trajeto: Caminhadas não são iguais, elas variam em relação à extensão, grau de dificuldade, tempo de percurso, número de paradas, intemperes e outras ações externas. Logo, a seleção de uma trilha adequada à preparação do caminhante é fundamental. Para isto, algumas classes são adotadas, em uma breve classificação tempos: Nível 1 – caminhada curta em terreno plano, simples deslocamento; Nível 2 – trilha fácil, quase sem inclinação; Nível 3 – moderado, terreno acidentado, não exige material técnico, mas envolve aclives e declives; Nível 4 – caminhada com trecho de dificuldade técnica, onde eventualmente é necessário o uso de equipamento de segurança; Nível 5 – escalada técnica, com uso obrigatório do equipamento de segurança. Para os iniciantes é importante buscar um grupo de caminhantes ou guias que auxiliem na escolha e na realização da trilha - o grupo Anda Brasil - Caminhadas na Natureza realiza atividades em todo o Brasil.
Indispensável: não podemos encerrar o post sem falar do uso e reposição do protetor solar durante a trilha. Faça uma alimentação leve a base de frutas e quantidade adequada de carboidrato antes do início da atividade e não esqueça da hidratar-se durante as paradas do percurso - leve um squeeze térmico. Ainda, não esqueça de realizar uma sessão de aquecimento antes/após a realização da caminhada.

 
Preserve!: Não deixe resíduos de sua passagem nas trilhas, traga todo o lixo de volta com você, não é recomendado fazer fogueiras, sendo uma ação extremamente proibida em unidades de conservação, provocam queimadas e pode trazer grandes prejuízos ao meio ambiente.
Com estas dicas esperamos que você possa aproveitar o momento de contato com a natureza inesquecível - com segurança e satisfação. Em breve novas dicas sobre ecoturismo e meio ambiente.

Siga-nos no twitter.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer