20/10/2013


Mais uma temporada de férias se aproxima, e com ela o planejamento da viagem é uma questão primeira para uma viagem inesquecível. Mas 'o barato pode sair caro' e o que que era um sonho ou uma experiência marcante  pode se tornar algo desagradável. Trouxemos aqui simples cuidados para que suas férias e seus passeios possam ser mais seguros, evitando dores de cabeça e confusões antes, durante e após a programação escolhida.
 
1. Mantenha-se informado: a primeira dica é pesquisar bastante antes da escolha da sua programação, seja através das agências de viagem, blogs de turismo ou mesmo com amigos e parentes. O perfil do destino é o principal a ser verificado. Alguns lugares possui infraestrutura deficiente e difícil acesso. Públicos como famílias com casais com crianças muito pequenas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida pode ter dificuldade em realizar certas atividades o gozar de serviços específicos. É importante verificar a assistência médica na região e se há ações ligadas aos primeiros socorros.
 
2. A segunda ação a ser verificada é se os prestadores de serviço a serem contratados estão legalizados junto aos órgãos oficiais, ou seja, se os mesmos possuem registros junto ao ministério do turismo através do Cadastur - Agência de Turismo, Meio de Hospedagem, Transportadora Turística, Guia de Turismo, são algumas das categorias de registro obrigatório neste cadastro.   No caso da prática de turismo de aventura redobre a atenção. Verifique se a empresa possui um histórico de acidentes, se segue as regras da ABNT, procure condutores e empresas de turismo de aventura certificados pelo Programa Aventura Segura da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). Você pode consultar o site www.aventurasegura.org.br e tirar suas dúvidas.
 
3. Leia. A leitura do contrato de prestação de serviço é uma das maneiras de assegurar os seus direitos enquanto consumidor. Verifique as cláusulas, se possível, antes mesmo da viagem, e caso alguma dúvida surja peça auxílio a um profissional.
 
4. Siga as regras estabelecidas. Nada de descumprir acordos, ditar suas próprias regras, principalmente aquelas que acarretam na diminuição da segurança. Lembre-se você também é responsável por sua segurança e de terceiros.
 
5. Nada de improvisos.
 
6. Xi, deu errado. Ainda com todos os cuidados (ou não) houve algum imprevisto na prestação do serviço? Bagagem extraviada, descumprimento de horários, overbooking, acidentes. Busque seus direitos.
 
Conheça o Viaje Legal, um site que auxilia os viajantes a realizarem suas viagens com segurança e nada de surpresas desagradáveis.
 
baixe aqui a cartilha do programa Viaje Legal: o seu guia para um turismo tranquilo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer