15/12/2013

#1 Diminuir o consumo de proteína animal, principalmente as carnes. A pecuária é uma das atividades mais poluidoras do planeta, além de ser grande responsável pelo desmatamento de áreas florestadas é também responsável pela emissão de gases estufa - gases que contribuem para o aquecimento global.

#2 Decoração sustentável. Bastante em evidência a decoração sustentável ou ecodesign prega a reutilização dos objetos e matérias-primas. Madeiras de demolição, palets, pneu, garrafas pet, dentre outros objetos podem ser utilizados como parte da decoração de uma casa.

#3 Prefira usar sacolas retornáveis ou caixas de papelão nas idas ao supermercado. Os plásticos são tão práticos como poluidores. Além da demora na decomposição, eles vem sendo responsabilizados por morte de vários animais, especialmente os marinhos, que, enganados, consomem este derivado do petróleo e acabam morrendo.

#4 Utilizar ou consumir produtos regionais. A emissão de gases estufa é o principal motivo para preferir os produtos produzidos num raio de 100 km da sua cidade. Claro que nem tudo é produzido próximo a nós, mas fica o esforço em buscar soluções locais, preferindo, ainda, produtos da época, que são mais baratos e mais frescos.

#5 Fazer 'xixi' no banho. Estranho, mas é verdade. Fazer xixi durante o banho economiza de 12 a 20 litros, mas se seu banho for prolongado demais, esta ação não vai ter muita validade. Minimize o consumo de água, crie sistema para captar água da chuva e reutilize água para outras funções.

#6 Energia: ambientes claros e com vidraças ajudam a luz natural plenamente durante o dia. Também não esquecer dos aparelhos eletrônicos ligados, até mesmo em modo stand-by. Prefira ter em casa eletrônicos com selo de eficiência energética. 

#7 Separe o lixo. Se consegui fazer uma coleta seletiva completa, ótimo. Caso não seja possível, separar o lixo em orgânico e inorgânico já é um ótimo começo. Aliás, não deixe de destinar adequadamente as pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e lixo eletrônico. Nas principais cidades há pontos de coleta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer