04/04/2014

Acompanhe um pouco do trabalho do projeto Tartarugas Urbanas nas areias das praias de João Pessoa e Cabedelo PB.
Das mil pequenas tartarugas que eclodem dos ovos postos na costa litorânea das várias partes do mundo apenas uma ou duas nadam tranquilamente até chegarem a idade adulta e a fase de reprodução. Além de serem alvo dos predadores do mar, as tartarugas marinhas vêm sofrendo com os impactos trazidos pela ocupação humana na costa e da degradação das águas dos oceanos.
A pesca de arrasto, a presença cada vez maior de lixo flutuando nos oceanos e a urbanização das praias são alguns dos motivos para a preocupante diminuição de indivíduos dessa espécie - fazendo com que elas apareçam na lista de ameaçadas de extinção.
Praias como Manaíra e Bessa (João Pessoa) e Intermares (Cabedelo) recebem anualmente dezenas de tartarugas fêmeas para depositarem seus ovos nas areias das praias urbanas. Para proteger e conservar a espécie surgiu o projeto Tartarugas Urbanas da ONG Guajiru. Idealizado pela bióloga Rita Mascarenhas o projeto atua para resguardar a espécie da ação humana na costa de João Pessoa e Cabedelo, que inclui a catalogação e monitoramento dos ninhos até a soltura assistida desses animais ao mar. O programa de educação ambiental é realizado na sede provisória do projeto nas areias da praia do Bessa e durante o nascimento dos pequenos repteis - realizados a tarde. Todo este trabalho só é possível graças a doações e o esforço e dedicação de voluntários.
Uma a uma as indefesas tartaruguinhas são retiradas do ninho na praia do Bessa.

Visite - conhecendo o Projeto Tartarugas Urbanas

A ong divulga previamente a localização do ninho através das mídias sociais e convida a população e turista a assistirem o nascimento das tartarugas. Chegando na hora marcada, os animais são retirados da areia - cada ninho possui de 70 a 120 indivíduos - a área pode ser isolada e as crianças tem prioridade no acompanhamento. Enquanto a equipe faz o nascimento, a bióloga Rita faz uma pequena palestra de sensibilização e envolve o público para as questões ligadas a conservação ambiental, especialmente a proteção dos oceanos. Após a retirada delas é hora de coloca-las no seu ambiente no qual ela irá passar a maior parte da sua vida- o mar. As tartarugas andam alguns metros até o primeiro encontro com seu ambiente favorito. Pouco após entrarem na água as tartaruguinhas já conseguem nadar e é possível vê-las seguindo o início de suas trajetórias nadando pelos mares.



Uma corrida (lenta) pela vida, assim os filhotes de tartaruga caminham até o mar sob os olhares do público.

Sem dúvida conhecer este projeto e ver o nascimento desses seres ainda tão indefesos é um privilégio. Estando em João Pessoa não deixe de visitar e praticar o ecoturismo.

8 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO as tartarugas, estou inconformada que estive em João Pessoa ano passado e não sabia desse projeto. =((
    Parabéns pelo post!!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. A atitude do Projeto Tartarugas Urbanas é muito nobre. Mais um motivo para retornar a João Pessoa.
    Valeu pelo apoio, Cris (Dentro do Mochilão)
    e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PESSOAL, BOM DIA, VENHO COMUNICAR QUE DESDE 15 DE OUTUBRO DE 2016, QUE SEMPRE ESTOU ENCONTRANDO TARTARUGAS MARINHAS MORTAS NAS AREIAS DAS PRAIAS DE MANAIRA E BESSA, MAS A FALTA DE SINALIZAÇÃO COM UM NUMERO DE TELEFONE PARA COMUNICAR AOS ÓRGÃOS COMPETENTES OS ACHADOS DE TARTARUGAS MARINHAS.
    DIA 19-10-1026 EU E UM SENHOR TIRAMOS DO MAR UMA GRANDE TARTARUGA MORTA DO MAR E COLOCAMOS NA AREIA DA PRAIA DE MANAIRA, PRÓXIMO AO MAG SHOPPING.
    HOJE 27-10-2016, CAMINHANDO A AREIA DE MANAIRA ATÉ O MAG SHOPPING ENCONTREI 2 TARTARUGAS MORTAS NA AREIA DA PRAIA ESTAS MENORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Carlos André, nós mesmos aqui do blog já presenciamos tartarugas mortas na beira-mar. A última que vi foi no litoral sul (praia de Barra do Graú). O projeto Guajiru tem feito o que pode, mas com poucos recursos. Inclusive, estão com inscrição de voluntários até essa semana. Vamos fazer um alerta no nosso instagram @ecoturis. Parabéns pela atitude positiva.
      Abraço

      Excluir
  4. Vocês tem algum site?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Paga-se alguma taxa de visitação ao projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leny, não há taxa de visitação, já que as atividades do projeto são realizadas nas areias das praias do Bessa (João Pessoa) e Intermares e Ponta de Campina (Cabedelo), a tarde - geralmente entre setembro e abril, período de reprodução e nascimento das tartarugas no litoral paraibano. Não há uma definição sobre o local onde a equipe estará, mas você pode acompanhar o instagram do projeto @tartarugas_urbanas. Também não deixe de visitar o nosso insta @ecoturis - inclusive esse ano visitamos novamente o projeto e tem um relato em um dos post.

      Excluir
  6. Ola! Estarei em Joao Pessoa dia 24/01/20 e estou oensando em visitar o projeto, porem gostaria de maiores informações. Help?

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer