01/06/2014


Este post pode até não valer a leitura, pode até não gerar a mobilização para a mudança, pode não servir para atitudes concretas. Mesmo assim, não tira do seu autor a esperança de um meio ambiente mais equilibrado, saudável e integrado. Em um mundo complexo e caótico, a pequena atitude pode se reverter em grandes ações a partir do exemplo e da propagação do conteúdo.

Se quando criança a semana do meio ambiente representava um momento comemorativo e informativo da importância dos recursos naturais - especialmente água, fauna e flora, atualmente esta data traz um foco mais reflexivo e muito mais catastrófico, com discussões estão centradas no até quando a natureza será capaz de manter o padrão de consumo da sociedade e quais implicações reais que isto terá nas nossas vidas - especialmente quando fala-se em aquecimento global. É justamente este o tema que a ONU selecionou este ano para evidenciar no mundo todo neste dia 5 - "aumente sua voz, e não o nível do mar".

Esta data lembra que a chave do equilíbrio natural depende em grande parte da relação que nós, enquanto individuo e sociedade, temos com o meio ambiente. É importante, desde modo, ir além do que é conveniente para nós, buscando sair da zona de conforto do aparato tecnológico-descartável pelo qual nossas vidas dependem cada vez mais.

Neste dia 5 de junho, assim como os outros dias que virão espero que as ações possam sair do discurso, tornem-se reais. E mesmo ações pequenas e, talvez, isoladas como este post, possam trazer um sentimento de mudança, uma nova atitude, um novo caminho.Por ora, não há muito a comemorar, mas muito a agir, a fazer e a divulgar. Só através dessa prática poderemos dizer como antes: Feliz dia do meio ambiente. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer