20/02/2015


Na Brasília monumental, o verde também tem espaço e merece ser contemplado e visitado. Trilhas ecológicas, banho em águas cristalinas e pick-nick... tudo isso no Parque Nacional de Brasília.

Um passeio no parque pode ser mais que um passeio no parque. Isso porque os parques nacionais brasileiros estão buscando adequar sua estrutura física e o acompanhamento dos visitantes e turistas a atrações que possam entreter e informar o público. Este é o caso do Parque Nacional de Brasília, também chamado de "Água Mineral" localizado nos arredores da cidade e municípios vizinhos, possuindo uma área total acima de 42 000 ha.
Sua fundação se deu ao passo da fundação da própria cidade de Brasília em 1961, o que mostra sua grande importância como área verde de conservação de exemplares da flora e fauna do cerrado na região urbana da capital do país.

Atualmente o parque é utilizado por moradores de Brasília e turistas que visitam a cidade. O parque é bastante procurado por pessoas que desejam  aliviar o calor e o clima seco de Brasília utilizando as piscinas naturais existentes na localidade, especialmente em fins de semana. Mas não é só isso, a área também é utilizada por quem quer realizar atividades físicas, isto porque o parque possui duas trilhas abertas ao público - a trilha da capivara com duração de até 25 min. e a trilha cristal água, que se estende por até 01h, com dificuldade leve a moderada.
Placas indicativas das trilhas existentes no Parque Nacional de Brasília

 Para quem procura conhecimento o parque oferece uma das áreas que este editor/blogger achou mais interessante - o centro de educação ambiental para visitantes. Este espaço, além de possuir uma infraestrutura bastante conservada, possui grandes painéis que expõem as belezas e explicam a importância da conservação e as ameaças por que passa o bioma cerrado - um dos ecossistemas brasileiros mais degradados e ainda pouco conservado. Aproveitei a ida a este espaço para registrar minha passagem no parque com algumas fotos interagindo com os painéis da exposição.

Já para quem quer um bom relaxamento não deixe de conhecer a ilha da meditação, um espaço rodeado de água (por isto é chamado de ilha) também muito belo e contemplativo do parque onde é possível ter contato mais profundo com a natureza e a sua tranquilidade.

Painéis presentes no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília.


Não dava para encerrar o post sem mostrar o quanto é bonito as águas cristalinas das piscinas do Parque Nacional de Brasília que, em dias típicos da cidade, quente e seco, é um convite ao mergulho e relaxamento. Assim, procuramos mostrar as várias atividades possíveis no parque, sendo possível e viável as atividades de lazer, relaxamento, físicas, educação ambiental e conservação da fauna e flora locais. Não deixe de conhecer!

Ficha:
Endereço: Via Epia BR-040 – Setor Militar Urbano
Horário de funcionamento: De 8h às 16h, diariamente.
Valor da entrada: R$ 6,50 a entrada. Crianças de até 8 anos não pagam. (valor pode ser reajustado)
Dicas: não se esqueça do protetor solar e protetor labial, roupas leves, tênis e água. Cuidado redobrado com as crianças na piscina. Não perturbe os animais. Não faça fogo/fogueiras, nem solte bitucas de cigarro próximo a vegetação. Infelizmente, não são raros os incêndios, naturais ou provocados, na região do parque e de seu entorno.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer