04/09/2015


A caatinga é um dos biomas menos conhecidos do país e o único genuinamente brasileiro. É também um dos mais degradados e renegados - anos de exploração e omissão... poucas medidas de conservação de seus recursos. Através dessas imagens podemos ver o quanto a caatinga pode surpreender e encantar pela sua distinção com outras paisagens brasileiras.

A primeira imagem (acima) é uma imensa representante da árvore conhecida como Tambor, no município de Cuité, no curimataú paraibano. É um imponente exemplar de uma das árvores mais belas que já vi.

Formação conhecida como Saca de Lã no município de Cabaceiras, PB.

Lajedo no município de Boqueirão, PB.

 Lajedo e vegetação de caatinga.

O conhecido internacionalmente lajedo de Pai Mateus, município de Cabaceiras. As formações rochosas parecem brotar do solo. A Pedra do Capacete (ao fundo) é uma das mais misteriosas, sua forma advém de anos de ação dos ventos, da chuva e dos raios solares. 

Flor da caatinga.

É grande a diversidade de espécies de plantas nativas, dentre elas a mais conhecida é o cacto. Na foto um belo registro de uma flor de cacto que impressiona pela vivacidade da sua cor.

 Bela vista da Pedra do Tendó e da depressão sertaneja. Infelizmente observamos uma face triste do bioma; a vegetação seca, o clima quente e a imprudência do homem faz a caatinga queimar e desaparecer aos poucos.

Entre o verde e o cinza da vegetação da caatinga. Açude no município do Congo, no cariri paraibano.

Um belo fim de tarde na Serra do Teixeira, sertão paraibano.

Esta imagem representa as minhas andanças, encontros e descobertas no interior paraibano. Um lugar de gente forte, de gente guerreira. Que insiste, que resiste, que vive.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer