30/12/2015


Entre os Estados brasileiros banhados pelo mar, a Paraíba é um dos que possui menor extensão de sua costa. Porém, não é por isso que devemos subestimar os encantos e as belezas das praias paraibanas. Em seus 138 km de de faixa litorânea, 24 deles inseridos em trechos urbanos da capital João Pessoa, o mar e a costa se mostram de diferentes formas para conquistar turistas e moradores. Algumas praias quase intocadas e desconhecidas, como a praia de Oiteiro, outras já badaladas e famosas internacionalmente como Tambaba. Algumas de mar calmo e sereno, como a praia de Formosa, outras com ondas agitadas como Coqueirinho ou praia Bela. É assim que a costa paraibana tem atraído a mídia e os visitantes: mostrando que ser bela é necessário contrastes, cores, sabores e experiências diversas.

 Certamente, dentre todas as praias paraibanas Tambaba, na Costa do Conde é a mais conhecida internacionalmente. Claro que sua exuberante natureza contribui para isto, no entanto, é a prática do naturismo que a torna famosa e frequentada por naturistas e curiosos do mundo inteiro. Apesar disso, o clima é bastante tranquilo e a privacidade e o conforto dos visitantes da praia estão acima de qualquer coisa. Para isto, há um código de conduta que deve ser rigorosamente cumprido e que, dentre outras regras, impõe a não entrada de homens de desacompanhados, a não agressão a natureza e o respeito a todos. Para quem não se sentir a vontade para se despir é possível aproveitar um pouco da beleza da praia antes do portal de entrada para o naturismo. Uma dica daquelas para anotar é a ida ao restaurante Arca de Bilú, que fica um pouco antes da descida até a praia, e saborear a cadeirada de frutos do mar "A lenda de Tambaba". 


Tambaú é uma das praias mais conhecidas e frequentadas de JAMPA (abreviação carinhosa de João Pessoa). Nela estão inseridos o maior número de hotéis e de pousadas da cidade, bem como, ótimos restaurantes, lanchonetes e barzinhos a beira-mar. Como a legislação da cidade não permite a construção de prédios altos na linha da beira-mar, Tambaú, bem como as demais praias de João Pessoa, tem o privilégio de ter uma orla com mais sol, tranquilidade e verde e menos concreto. A calçadinha da praia de Tambaú, quando não está cheia de pessoas, é um convite a prática de caminhadas e de outros esportes. Mas o melhor de Tambaú é que, assim como Cabo Branco, mesmo estando na área urbana de uma capital,  ela é própria para banho a maior parte do ano. Para finalizar, a praia ainda apresenta formações de corais chamada de picãozinho, acessível de barco durante as marés baixas - várias agências receptivas possuem passeios para lá. 

A praia da Barra de Gramame situa-se na divisa entre João Pessoa e o município do Conde. Sua grande extensão faz com que seus ambientes sejam bem distintos - é como se existisse na verdade duas prais - uma com um paredão argiloso (falésia) que mantém contato direto com o mar e outra parte, mais conhecida e frequentada, foz do rio que dá nome a praia - o rio Gramame. Apesar de possuir muitas barracas localizadas quase que no encontro entre rio e mar, o que atrai muitas pessoas, especialmente no verão, o que me encantou mesmo foi seu lado menos badalado. Uma praia quase exclusiva, de acesso difícil (descendo uma escada rústica na própria falésia), sem barracas de praia, sem som alto, enfim, um contato mais pleno com a natureza. Ah, e para quem gosta mesmo de aventura, a falésia é um ótimo lugar para rapel (claro que desde que seja com uma equipe especializada e com os devidos equipamentos).
   
Formosa é a representante do município de Cabedelo na lista. A praia não é tão conhecida como outras, a exemplo de Camboinha e Intermares, mas seu mar azul turquesa e a tranquilidade são seus maiores trunfos. Apesar de estar inserida na zona urbana de Cabedelo (já bem próxima ao centro do  município), a praia não possui estrutura para o visitante - não há grandes bares a beira mar, por exemplo. Formosa carrega com ela calmaria e tranquilidade - seu mar é ideal para crianças e famílias se divertirem, pois quase não há ondas.

Mais uma das praias de jampa, e não é qualquer uma. A praia do Bessa é uma das grandes paixões do pessoense, a praia, diferentemente das praias como Tambaú e Manaíra, não possui avenida a beira-mar. Com isso, grande parte da da vegetação litorânea é preservada. Passeios e esportes náuticos são oferecidos nesta praia, que também tem uma boa estrutura de pequenas pousadas a beira-mar. De um tempo pra cá o Bessa para uns é "Caribessa", referência a água cristalina e aos recifes de corais existentes a poucos quilômetros de sua costa, mas para nós... o Bessa não precisa desse novo prefixo, ela é simplesmente o "Bessa". 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer