21/11/2016

Estamos aqui mais um ano para trazer uma lista com ideias de presentes que sejam boas lembranças para quem os recebe e que não afetem diretamente o ambiente com o seu uso ou descarte.  A cada Natal nos alimentamos do tal "espírito natalino" tão bem explorado pelo comércio para satisfazer nossos desejos de consumo com produtos que, muitas vezes, pouco ou nada necessitamos para viver.

Porém, este post não prega ou induz o cessar do consumo, até porque isso seria inviável na atual sociedade em que existimos. Assim, nos resta consumir conscientemente, buscando por alternativas que estejam de acordo com nossos orçamentos e que possam ao menos não impactar negativamente o ambiente.

Algumas dicas de presentes sustentáveis:

1. Uma simples caneca pode ajudar o meio ambiente, já que ela evita o consumo excessivo de copos descartáveis no ambiente de trabalho.

2. Roupas em algodão colorido não recebem tingimento, portanto, boa parte dos impactos provenientes da produção é neutralizada já que parte importante do processo de fabricação é poupado pois o algodão já nasce em tons de verde e marrom.

3. As biojóias são peças que utilizam elementos renováveis da natureza como sementes, escamas, madeira em um design rústico e orgânico e que compõem muito bem em várias ocasiões.

4. Artigos de decoração fabricados a partir de madeira de demolição são cada vez mais valorizados e podem ser artigos de muito bom gosto para presentear um familiar ou amigo querido. Já existem no mercado diversas lojas especializadas neste tipo de peças decorativas.

5. Plantas ornamentais são presentes para uma vida toda. São sinônimos de vida, energia e renovação para a casa. A dica aqui é buscar uma espécie que se adeque aos espaços disponíveis na residência do presenteado, bem como, ter atenção as exigências em termos de manutenção que a planta requer. Para os que querem inovar trouxemos algumas ideias: uma mini horta em uma jardineira, um pequeno jardim vertical, um bonsai de uma árvore frutífera ou um vasinho com um singelo pé de morango.

6. Faça seu próprio cartão de natal. Em tempos de tecnologia, um cartão de natal feito a mão pode ser mais que uma lembrança, um ato de carinho.

7. Brinquedos artesanais - pião, pipa, boneca de pano, bola de gude e tantos outros. Para crianças, os brinquedos artesanais representam uma oportunidade para elas tenham contato e se divirtam com objetos que promovam a ludicidade, a criatividade e a interação. Já para os adultos, os brinquedos podem fazem com que eles revivam o passado e são ótimos para decoração de salas e escritórios.

Por fim, outras duas dicas. A primeira delas é preferir comprar localmente, isto é, de produtores de sua cidade e região, fazendo com que o comércio local seja aquecido. A outra é pesquisar quais empresas são realmente comprometidas com a natureza e os recursos.

Tem mais ideias? Que tal contar pra gente?!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer